Nascido em Brasília em 1973, Luiz Carreira é escritor e professor. É bacharel em Letras, mestre e doutor em teoria da literatura pela Universidade de Brasília.
Publicou o livro de contos A coisa fora do texto, com o posfácio de Rodrigo Gurgel e apresentação de Karleno Bocarro, livro que já vendeu aproximadamente mil exemplares.
Publicou também os livros O mínimo sobre criatividade, e A Arte e as suas circunstâncias, uma coletânea de ensaios, como organizador e ensaísta.
Como professor, tem mais de vinte anos de experiência docente, e já lecionou para turmas desde o ensino fundamental até o superior.
Fundou em 2010 a Acasa, escola de humanidades, que ofereceu mais de uma centena de cursos livres em áreas como arte, história, filosofia, literatura, fotografia, música e cinema, com professores, artistas e intelectuais como Júlio Medaglia, David Planell (Espanha), Ney Salgado, Cristóvão Tezza, Marçal Aquino, Olivier Boels, João Pereira Coutinho, Rodrigo Gurgel, Vladimir Carvalho, Rodrigo Lacerda entre outros.
É também curador de exposições de arte. Realizou, entre outras, as exposições Eu, Leitor, O Pessoal da literatura com pinturas de Tiago Meireles e os ciclos de conferências O livro da minha vida na Biblioteca Nacional de Brasília e Obverso vol. 1. A arte e as suas circunstâncias.
FORMAÇÃO
& CARREIRA
Na minha jornada como escritor e professor, destaco cinco momentos dentre vários que foram significativos para minha formação e carreira. É inevitável que minha experiência como leitor se misture com a experiência profissional e artística.
1990
Início dos anos 1990, a experiência de ler a Divina Comédia pela primeira vez e as primeiras tentativas de escrever poesia.
2005
Conclusão da minha dissertação de mestrado, que teve um elemento de grande aprendizado: a tradução que fiz do livro Divagations de Stéphane Mallarmé, até então inédito em língua portuguesa. Em 2015 defendi minha tese de doutorado: O bom leitor: a ética da leitura e intelecção amorosa da obra de arte literária.
2010
Fundar e dirigir a Acasa - Escola de Humanidade, uma escola que ofereceu, durante uma década, mais de uma centenas de cursos livres em diversas áreas como cinema, literatura, fotografia, artes plásticas e música.
2020
Publicação do meu primeiro livro de ficção, A coisa fora do texto, que contou com a apresentação de Rodrigo Gurgel e Karleno Bocarro. Livro que já vendeu aproximadamente mil exemplares.
2023
Publicação do livro O mínimo sobre criatividade, uma introdução ao processo criativo.
PUBLICAÇÕES